sábado, 28 de julho de 2007

APRENDENDO NAS QUEDAS

Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos?
O mundo não acaba quando nos enganamos; ele muda, talvez, de direção.
Mas precisamos tirar partido dos nossos erros.
Por que tudo teria que ser correto, coerente, sem falhas?
As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela.
Que dói, dói. Ah! Isso não posso negar! Dói no orgulho, principalmente.
E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói. Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso.
O problema é que julgamos o mundo segundo nossa própria maneira de olhar e nos esquecemos que existem milhões e milhões de olhares diferentes do nosso. Mas não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente da gente só porque pensa diferente. E nem obrigatoriamente certo.
Todo mundo é livre de ver e tirar suas próprias conclusões sobre a vida e sobre o mundo.
Às vezes acertamos, outras erramos.
E somos normais assim.
Então, numa discussão, numa briga, páre um segundo e pense:
"e se eu estiver errado?"
É uma possibilidade na qual raramente queremos pensar.
Nosso "eu" nos cega muitas vezes. Nosso ciúme, nosso orgulho e até, porque não, nosso amor.
Não vemos o lado do outro e nem queremos ver.
E somos assim, muitas vezes injustos tanto com o outro quanto com a gente mesmo, já que nos recusamos a oportunidade de aprender alguma coisa com alguém.
E é por que tanta gente se mantém nessa posição que existem desavenças, guerras, separações.
Ninguém cede e as pessoas acabam ficando sozinhas.
E de que adianta ter sempre razão, saber de tudo, se no fim o que nos resta é a solidão?
Vida é partilha. E não há partilha sem humildade, sem generosidade, sem amor no coração.
Na escola, só aprendemos porque somos conscientes de que estamos lá porque não sabemos ainda; na vida é exatamente a mesma coisa.
Se nos fecharmos, se fecharmos nossa alma e nosso coração, nada vai entrar.
E será que conseguiremos nos bastar a nós mesmos?
Eu duvido. Não andamos em cordas bambas o tempo todo, mas às vezes é o único meio de atravessar.
Somos bem mais resistentes do que julgamos; a própria vida nos ensina a sobreviver, viver sobre tudo e sobretudo.
Nunca duvide do seu poder de sobrevivência!
Se você duvida, cai. Aprenda com o apóstolo Pedro que, enquanto acreditou, andou sobre o mar, mas começou a afundar quando sentiu medo.
Então, afundar ou andar sobre as águas?
Depende de nós, depende de cada um em particular.
Podemos nos unir em força na oração para ajudar alguém, mas só esse alguém pode decidir a ter fé, força e coragem para continuar essa maravilhosa jornada da vida.

Letícia Thompson

segunda-feira, 23 de julho de 2007

ESPÍRITOS EVOLUÍDOS

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
- Pronto, agora vai sarar!
E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos…Talvez os atletas fossem deficientes mentais…Mas com certeza, não eram deficientes espirituais…

“Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos…”

“Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência.”

(Albert Einstein)


sábado, 21 de julho de 2007

SONETO DA ESPERANÇA

Fácil escrever palavras de amor
Difícil encontrar o que se procura
Coração doente que não se cura
Com as receitas de um doutor

Só de imaginar um pouco de ternura
Neste coração sofredor
Minha alto-estima vai às alturas
Ao pensar em um grande amor

Assim passo os meus dias
Rezando para Santo Antônio ajudar
Encontrar alguém para amar

Nas promessas tenho esperança
De um milagre acontecer
Cruzando meu caminho, você aparecer.

John Vask
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/johnvask

sexta-feira, 20 de julho de 2007

FELIZ DIA DO AMIGO

"Amigo é aquele que te dá um pedacinho de chão quando é de terra firme que você precisa; Ou um pedaço do céu se é sonho que te faz falta.

Amigo é mais que mão estendida, é mente aberta, coração pulsante, costas largas...
É aquele que dá e não espera o retorno, porque o ato de compartilhar já o satisfaz;
É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você;
É aquele que entende o seu desejo de voar e subir;
Fica enfurecido ao enxergar o seu erro, embora saiba que perfeição é utopia;
É o Sol que seca suas lágrimas e a polpa que adoça seu sorriso.
É quem não tem egoísmo;

Amigo é aquele que toca sua ferida, vibra com as suas vitórias, ou faz piadas para amenizar o problema.

Amigo na verdade é quem te ama e ponto final. É quem tentou e fez;
É quem sorri sem achar motivo aparente, ao achar aquilo que você nem sabia que procurava.
É aquele que te ouve ao telefone com a mesma atenção de quem está olhando nos olhos.

Amigo é quem ouve e fala com o olhar.
Tem a palavra certa e o olhar expressa dor ou alegria.
É a Lua, a estrela mais brilhante, a luz que renova a cada instante.

Amigo é aquele que diz "te amo" sem risco de ser mal interpretado.
É verdade, razão, sonho ou sentimento.
E amigo é pra sempre, mesmo que sempre não exista."

quarta-feira, 18 de julho de 2007

AMIZADE VERDADEIRA


"Costuma-se dizer que ninguém pode escolher a família em quenasce. Mas é possível selecionar os amigos, que são como a extensão davida. A amizade, um dos sentimentos mais nobres que existem, nasce de formaespontânea, pura e vai se desenvolvendo até chegar à maturidade. Caracteriza-se por uma afinidade muito grande com alguém, baseada no amor,no carinho, na ternura, no respeito, na compreensão, na troca e na ajuda. É um sentimento muito sincero, que não depende da idade, de dinheiro e deposição social.
O amigo é um dom precioso. A própria Bíblia diz que "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro". A amizade é um sentimento limpo, verdadeiro e profundo. Instiga a pessoa ao apoio e ao incentivo, quando ascoisas estão bem. E à correção, com muito jeito e carinho, quando estãoerradas. Amigo é aquele que está sempre presente, que adivinha o pensamentodo outro, sem melindrá-lo; que é sincero e faz da amizade um ponto positivona vida.
No relacionamento diário, entra-se em contato com muitaspessoas. Mas o amigo torna-se alguém diferente, especial e único. E visto com outros olhos - uma pessoa por quem a gente torce, vibra e sofre. Está presente nos bons e nos maus momentos; é amado e tratado com muitasinceridade. Além da afinidade, a amizade sólida baseia-se no convívio, na compreensão e na manifestação desses sentimentos profundos. Por essa razão, é um processo. Não nasce pronta. A relação deve ser construída e trabalhada dia a dia, por ambas as partes, porque exige reciprocidade. É como cultivar uma planta que, se não for regada com freqüência, morre. A amizade, quando não cultivada, desfalece, esfria e acaba. Quem gosta de outra pessoa não deve ter orgulho. Quando se é amigo, releva-se os defeitos e até o gênio difícil e a impaciência dooutro.
A compreensão é uma característica da amizade. Os sentimentos são livres e descontraídos, expressos sem cobranças. Numa grande amizade, as pessoas são fiéis. Ao amigo se fazem confidências, que, às vezes, não foram feitas a ninguém. Há uma entrega do que se é, pois não há traição nemmesquinharias. O amigo sempre está pronto para tudo e se pode contar com ele em qualquer momento ou situação de vida. Mais que um irmão, o amigo é a oportunidade que Deus dá a cada um para encontrar sua metade. Com ele, a pessoa pode se revelar verdadeiramente: dizer não, sem medo de ferir; sim, sem medo de bajular; e as verdades, sem medo de ofender. Isso porque se acredita na amizade, por ela ser isenta de paixão. Num relacionamento assim, não existe inveja, orgulho, rancor ou grandes mágoas. A verdadeira amizade é eterna, como o amor. Com o amigo, inexiste a censura e o medo de ser por ele conhecido a fundo. Nesse relacionamento, tudo vem à tona: as fraquezas, os limites, os defeitos, mas também as grandezas de alma e os aspectos positivos. Tudo é aceito, partilhado e vivenciado para o crescimento de ambos. A amizade é uma ligação espiritual, que deixa a impressão de que sempre se conheceu o amigo. Isso ocorre porque ele preenche a outra metade da pessoa. Da mesma forma que se encontra o amor, encontra-se tambémo amigo. Trata-se de uma preferência de identificação, de carinho, de ternura e de vontades. Atualmente, existem poucas pessoas que têm amigos e se fazem amigas. Há, também, as que vivem no seu próprio mundo, em que ninguém entra. Outras, por timidez, insegurança ou desconfiança, temem se arriscar, privando-se de uma das melhores coisas que Deus criou. Aqueles que são profundamente infelizes com certeza não conseguiram experimentar a alegriade uma verdadeira amizade. Não se abriram para o outro e morrerão sufocados pelo seu egoísmo. A infelicidade existente no mundo resulta da incapacidade de as pessoas criarem vínculos de amizade e confiarem nas outras. Elas pensam só em si mesmas, revelando um egoísmo exacerbado. Não se dão ao trabalho de tentar construir uma amizade. Não se arriscam. Preferem ficar sozinhas. Há uma carência de sentimentos positivos relacionados às outras pessoas. Porque é tão difícil alguém encontrar o lado positivo do outro?
Quando os homens descobrirem o valor da amizade, a vida setornará melhor, porque vale a pena sentir a felicidade de contar incondicionalmente com alguém."
Obs.: Não foi possível descobrir a autoria, se alguém souber..., favor informar!!!

terça-feira, 17 de julho de 2007

SEJA FELIZ POR VIVER...

Que sua presença,
seja sempre um sopro de ar puro
para o ambiente em que estiver.

Que sua pessoa seja digna de confiança,
mas com um toque de criatividade.
Disponível, mas sem esquecer-se de si.

Incansável pelo ideal,
mas satisfeita com a vida.
Ligada aos amigos,
mas capaz de pensar distante.

Não conte os anos que já viveu,
mas ame a vida simplesmente.
Ocupe-se intensamente no que faz,
sem pensar no que poderia ter feito.

E se um dia já não puder seguir
fisicamente o ritmo habitual,
descubra mil outras coisas para fazer,
outros mundos para explorar
e pessoas para amar,
mantendo a paz e o entusiasmo no espírito.

Assim, muitos buscarão a sua amizade,
pela sua alegria contagiante,
pela sua inspiração que sugere,
e sobretudo, pelo exemplo que proporciona
de uma vida plenamente realizada.

(extraído do livro: Cem dicas para viver melhor)

segunda-feira, 16 de julho de 2007

SERIA TÃO DIFERENTE

Seria tão diferente
se os sonhos que a gente gosta não terminassem tão de repente...

Seria tão diferente
se os bons momentos da vida, durassem eternamente...

Seria tão diferente
se a gente que a gente gosta, gostasse um pouco da gente...

Seria tão diferente
se quando a gente chorasse,
fosse só de contente...

Seria tão diferente,
se a gente que a gente ama,
Sentisse o que a gente sente...

Mas, é tudo tão diferente...!
Os sonhos que a gente gosta terminam tão de repente...
Os bons momentos da vida, não duram eternamente...
A gente que a gente gosta, nem sempre gosta da gente...
Das vezes que a gente chora, poucas vezes são de contente...
E a gente que a gente ama, não sente o mesmo que a gente...

Mas, poderia ser tão diferente...!

Dê-se uma chance de ser diferente...!
Tente, ouse, opte pela Felicidade e aí sim
será diferente.

Obs.: Desconheço a autoria e ficarei grato a quem puder informar.

domingo, 15 de julho de 2007

SAUDADE

Sal em minha alma
Sol no deserto
Suor em lagrimas...

Saldar como poderia?
Morrer como sobreviveria?
Deus afaste esse vazio de mim!
Por quem choras?
Por que choro?

Se a ausência é externa
Porque abre o peito em mim?
Diga-me o porque ...

Se meus limites se escancaram
Por que não sou Deus?
Por que morri sendo que vivo?
Por que vivi sendo que morro
Todos os dias em ti...

Por que da minha existência solitária
Por que tantas pessoas
Por que dos meus conflitos aflitos,
Perdidos em mim...

Sal dá de voltas
Sal dá de círculos
Desconexos, revoltos em mim.
Concêntricos, labirintos

Perversos, fantasmas
Por que sinto tua ausência?
Se tu moras dentro de mim...

Sandra Fichera

sábado, 14 de julho de 2007

Basta Um Minuto

“Um minuto serve para você sorrir: Sorrir para o outro, para você e para a vida. Um minuto serve para você ver o caminho, olhar a flor, sentir o cheiro da flor, sentir a grama molhada, notar a transparência da água. Basta um minuto para você avaliar a imensidão do infinito, mesmo sem poder entendê-lo. Em um minuto apenas você ouve o som dos pássaros que não voltam mais. Um minuto serve para você ouvir o silêncio, ou começar uma canção. É num minuto que você dará o sim que modificará sua vida..., e basta. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém e conquistar um novo amigo. Em um minuto você pode sentir a responsabilidade pesar em seus ombros: a tristeza da derrota, a amargura da incerteza, o gelo da solidão, a ansiedade da espera, a marca da decepção e a alegria da vitória...
Quantas vitórias se decidem num simples momento, num simples minuto! Num minuto você pode amar, buscar, compartilhar, perdoar, esperar, crer, vencer e ser... Num simples minuto você pode salvar a sua vida... Num pequeno minuto você pode incentivar alguém ou desanimá-lo!
Basta um minuto para você recomeçar a reconstrução de um lar ou de uma vida. Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, seu semelhante... Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos.”

MOMENTOS DE LUZ

"Eu gostaria muito de poder desdobrar-me em espírito e abraçar as pessoas em seus momentos de luz ou de trevas. Eu sempre quis que a alma dominasse o corpo para que os sentimentos domassem os sentidos mais brutos. Por isso estou sempre andando pelas trilhas etéreas a procura da estrela de minhas vidas. Não sou anjo. Mas por necessidade vital, ora, caminho entre as nuvens, ora sigo entre as labaredas famintas. Mas em meu coração pulsa tão somente as razões do amor, da esperança e, acima de tudo, da fraternidade. Não sou como gostaria de ser, para todos o melhor amigo. Mas trabalho com muito carinho e fé, minha reforma interior, para ser, pelo menos, o “amigo-melhor“, ajustado para servir, quando a crise acontecer. Por isso, hoje, sou o que sou. Quem sabe amanhã não conseguirei abraçar a todos sob a luz de minha estrela maior?".

sexta-feira, 13 de julho de 2007

DIA DOS NAMORADOS

Só quem já amou sabe o que significa namorar
Fazer coisas sem se preocupar
Viver como se o amanhã não fosse chegar
Abraçar, beijar e amar...

Quem já viveu esta experiência na infância
Lembra com saudade
Do tempo em que pegar na mão
Satisfazia a magia da paixão

Se houvesse um beijo roubado
Satisfeito, sonhava acordado.
Se o beijo fosse permitido
Estava fisgado o marido.

Seja na infância ou adolescência
Não importa a idade
Quem viveu esta experiência
Teve felicidade

Felicidade que não pode deixar morrer
As sensações do prazer
Sentidas pela simples aproximação
Do ser amado vindo em nossa direção.

Quem nunca sentiu este gostinho
Não desfrutou o verdadeiro carinho
De namorar escondidinho
Onde fossem possíveis muitos afagos e beijinhos.

Para quem está deliciando este momento
Para aqueles que já protagonizaram essa experiência
Para quem ainda espera encontrar...
Feliz dia dos namorados para comemorar.

John Vask
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/johnvask

quarta-feira, 11 de julho de 2007

APENAS UMA LÁGRIMA

Uma lágrima teima percorrer as marcas deixadas na pele cansada deste rosto que, mais uma vez se vê desiludido por um sentimento que tem o nome da felicidade. No começo, tudo parece primavera, a felicidade é colorida, faz bem para a pele, os olhos ficam mais brilhantes, o sorriso simpático e humor muito melhor.

Quando se está vivendo uma paixão, as batidas descompassadas de um coração que parece não acreditar que vai agüentar a pressão ora em êxtase com elevação da pressão, ora tranqüilo pelo desejo satisfeito.

Os dias parecem intermináveis quando se está longe da pessoa amada, a saudade dói, dilacera o coração, a ansiedade aumenta, enfim – um turbilhão de sensações e sentimentos toma conta do nosso ser.

A simples presença da pessoa amada consegue transformar todos esses sentimentos, estar perto, mergulhar no brilho dos teus olhos, deliciar com o mel de sua boca, o calor do teu abraço.
Na magia deste momento o tempo tem outra dimensão, agora ele corre, voa, passa rápido até que novamente dois corpos, corações e mentes, são separados.

Tudo acontece tão rápido, mas existe a promessa do amanhã, a esperança de um novo encontro, os sonhos; O mundo parece conspirar a favor até que a realidade chega para te avisar que a festa acabou ou tem que acabar.

De repente, a realidade cruel se faz presente e traz à tona lembranças do mundo real, os sonhos se transformam em pesadelo, o coração agora parece não querer reagir, seus olhos antes brilhantes ficam opacos, sua pele enruga ainda mais, as cores da primavera se transforma no cinzento outono e o que lhe resta se transforma em apenas uma lágrima.
John Vask

AS FORMAS VERBAIS DE TE AMAR

"Amar-te-ia no singular ou no plural
Em que tempo então?
Presente, pretérito ou futuro?
Em que voz gritaria o teu nome?
Se assim o fizesse na voz ativa
O mundo todo escutaria o teu nome
Mas se grito na voz passiva
Só o teu coração escutará meu chamado
Em que modo o meu amor se manifestaria por você?
No subjuntivo?
Ou talvez no imperativo dizendo: - Ame-me agora! ?
Conjugar-te-ia em todas as formas verbais
Mas pensando bem, nunca na forma negativa.
Pois se assim o fizer, negarei o meu amor por ti.
E, conjugando-te descobrirei os teus modos e tempos.
E me orientaria pela desinência do teu corpo
Desnudando-me do pecado e do medo de te amar
Até chegar ao misterioso processo de conjugar o verbo amar."
(AD)

terça-feira, 10 de julho de 2007

NO IMAGINÁRIO DA PAIXÃO

Com meu pensamento a vagar
No imaginário da paixão
Sinto um aperto no coração
Quando vejo meu amor chegar

Lembrando nossos momentos
De magia, felicidade e emoção,
Que hoje parecem tormentos
Nesse machucado coração.

No amor não há razão,
Quem comanda é o coração,
Não adianta lutar contra esse sentimento,
Quando chega a paixão.

Que toma conta do seu corpo,
Transforma a realidade,
Em um mundo de emoções.

Os sentimentos que afloram,
Cegam a tão comedida razão,
Deixam você à mercê,
Na deriva no barco da imaginação.

John Vask
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/johnvask

segunda-feira, 9 de julho de 2007

INDIG-NAÇÃO

Há muito venho pensando
Na situação do povo desta nação
Que segue sem rumo, de braços dados ou não!
Procurando abrigo a quem lhe oferece proteção.

Em sua casa na favela
Onde manda o ladrão
Vive na falsa proteção

Bandido matando inocente
Policial fingindo matar ladrão
No entanto andam juntos
Neste barco sem direção

Entre os poderosos da nação
Não existe corrupção
Trabalham noite e dia sem parar
Arrumando jeito de sua conta engordar

Sua majestade onipotente
Também conhecido como presidente
Desconhece todos os fatos
Acreditando que são apenas boatos

Certo, sempre esteve o Vandré.
A cantarolar sua indignação.
“Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quarteis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão...”

Assim, também nos encontramos!
Perdidos, indignados e com razão!
Depois de mais de quinhentos anos
Ainda não encontramos o rumo desta nação.

John Vask

Leia outros poemas na minha Escrivaninha no Recanto
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/johnvask

domingo, 8 de julho de 2007

UM SIMPLES OI

A vida é feita de pequenos gestos
Apenas um gesto de carinho
Pode mudar seu dia
Ou quem sabe até seu futuro.

Quando acordar de manhã
Se olhe no espelho e agradeça
Por estar vivo e ter a chance de recomeçar
Pense positivamente
E verá como a vida pode melhorar.

No decorrer do dia você encontrará
Pessoas que não fizeram o mesmo ao acordar
Certamente estarão mal humoradas
Carregando o peso de seus problemas.

Seja gentil com elas
Mostre a simplicidade da vida
Com um pequeno gesto de carinho
Diga bom dia, ou um simples oi.

Seu pequeno gesto de atenção
Certamente não mudará o mundo
Não atingirá todas as pessoas
Mas você pode ser a diferença para alguém.

John Vask
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/johnvask

UMA ROSA

Ofereço rosas:
Para quem me deu atenção
Em momentos de solidão
Para quem me estendeu a mão
E abriu seu coração
Para quem me deu carinho
E permaneceu juntinho
Trazendo-me calor
E um pouco de amor
A todos que se fizeram amigos
Compartilharam minha dor
Nos momentos bons,
Ou de felicidade e amor.
Aos nobres de sentimento
Aos ricos do bem viver
Aos semeadores do amor
Aos que nada dizem
Mas tudo faz
Em busca da PAZ.

John Vask
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/johnvask

sábado, 7 de julho de 2007

MARCAS DO CORAÇÃO

Onde quer que nossas mãos toquem,
Lá deixamos nossas impressões digitais.
Em paredes, em móveis,
Em maçanetas, em pratos e em livros.
Manchas, marcas, mostrando que lá estivemos!
Peço Senhor, por favor,
Onde quer que hoje eu vá...
Ajude-me a deixar apenas marcas do coração.
Marcas de compaixão,
Compreensão e amor.
Marcas de bondade
E interesse genuíno. Sairei hoje, para deixar marcas do coração...
E se alguém disser...“Eu senti seu toque!“
Na verdade terá sentido o Seu toque amável, Senhor, através de mim!
Tomara que meu coração deixe marcas em
Meu vizinho solitário, com um sorriso,
Uma mãe preocupada, com paz,
Uma criança desamparada, com segurança,
Uma pessoa desabrigada, com calor,
E meus amigos, com amor.

:: Escrito por July :: http://mesusegredos.zip.net/