domingo, 25 de janeiro de 2009

MULHER APAIXONADA


É um ser em estado de torcida do Flamengo. Torce mais por ele (o amado) que pela Seleção. Entra no campo, agride o juiz, salta o alambrado, topa qualquer desafio. Só vê a vitória.


Vai pro exílio, larga carreira, profissão, conveniência, partido político. Só tem um caminho e uma verdade: o amor. O resto virá depois. Sem ele, o tudo é nada.
É o mais paciente dos seres impacientes. Sempre em estado de “estou pronta”, leva anos esperando com uma insuportável e maravilhosa impaciência, exigência, dedicação, entrega, cegueira, vontade de quintais, praias e amarrações que supõe perfeitas e definitivas.


Ninguém vive a provisoriedade com tanto sentido de permanência. Ninguém assina em branco e antecipa tantos avais de afeto. Ninguém erra com tanta convicção e decência.


É fera e santa; guerreira e gato; desastrada e genial, capaz de usar fitas, meias coloridas; de enfrentar solidões, distâncias, presenças e furacões pelo ser amado.


É o mais regular dos seres irregulares porque não julga, não pensa, não avalia: sente. E que se danem o mundo, as regras, as regulações, disposições, legislações e tudo aquilo que a mãe ensinou! Que o mundo exploda em flores!


Ser de grandezas, só vive de migalhas. Entende de lençóis iluminados pela luz do corredor nas noites sem sono; conhece ruídos diferentes de tique-taques e entende de cantores e poetas (escolhidos secretamente).


Interpreta as mensagens mais sutis do amado: tom de voz; espaço entre uma e outra frase; fomes dominicais; impressões vagas de cansaço, tédio, alegria ou saudade expressas por fungados, suspiros, desabafos, interjeições, gestos, sons, olhares.


Mistura disposição com vontade. Possibilidade com ânsia. Dificuldade com não querer. Em suma: é o mais incapaz dos capazes do que há de melhor, mais lindo, legítimo e verdadeiro
Especialista em pretextos; modista de oportunidades; navegantes de esperanças; tecelã de ternuras; doceira de amarguras.


É furacão e chuvisco; exaltação e placidez; adivinhação e alienação; sábia e patusca; maravilha e susto; mãe e mulher; filha e bruxa; santa e desastrada. O único ser que topa qualquer parada não é o herói, o desesperado ou o valente: é a mulher apaixonada !

Artur da Távola

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

QUANDO O MUNDO CHAMAR


Quando a luz acender,
a escuridão vai desaparecer.
Quando a compreensão chegar,
a dúvida vai deixar de existir.
Quando o amor vencer,
o ódio perderá seu lugar.
Quando o trabalho for mais forte,
os resultados vão aparecer.
Quando você se descobrir,
vai conquistar tudo o que é seu.

Quando a noite chegar,
o céu vai se iluminar.
Quando o dia nascer,
a esperança vai renascer.
Quando tudo for alegria,
a tristeza será passageira.
Quando você decidir ser feliz,
ninguém impedirá a sua conquista.

Você é o Senhor do Anel,
o dono do destino quando se faz forte,
quando não aceita a derrota pela derrota,
quando faz dos erros um trampolim para acertar.

Quando tudo parecer perdido, encontre-se,
e quando se encontrar, não se perca.
Quando o mundo chamar, responda,
não se esconda, você vai vencer,
porque você é reflexo divino,
semente aberta em flor,
das mãos amorosas do Criador!Vença!
Paulo Roberto Gaefke