sexta-feira, 24 de junho de 2016

Festa Junina






Hoje é dia de São João
Mas num tem importância não
São Pedro também tem vez
E Santo Antônio nasceu no mesmo mês.

A festança destes Santos Populares
Acontecem em todos os lugares
Mas é festa típica do Nordeste
Na Região do Agreste

Num sei se é coincidência ou não
As comidas feitas de milho integrar a tradição
Canjica e pamonha, antes ou depois do quentão,
Sustenta as quadrilhas a noite inteira no salão

A grande fogueira anuncia a festança
Como seu formato piramidal
Enche de orgulho o arraial,
E todos caem na comilança e DANÇAM.

John Vask
Publicado no livro de Poemas & Mensagens do Autor
http://www.bookess.com/read/26400-poemas-mensagens/

sábado, 18 de junho de 2016

"Tomás Turbando"


                Sexta-feira à noite estava eu no boteco tomando cachaça para espantar o frio, embora estivesse devidamente vestido por um moletom comprado no Sul há 20 anos, no único passeio que fiz em toda minha pobre vida, quando o meu prezado amigo Pai d’égua aparece para me atualizar com as fofocas da semana.

         Começou metendo a lenha nos representantes dos times mineiros no campeonato brasileiro, segundo ele os três foram de mãos dadas para a zona e lá parece que deve continuar por um bom tempo.

            Em seguida lembrou-me ele a gafe de um famoso advogado ao mencionar ao vivo e a cores em rede nacional “Tomás Turbando” quando o nome correto do jurista é jurista Thomas da Rosa Bustamante.

         Continuando sua observação crítica não passou batido para Pai d’égua o discurso cansativo de algumas maritacas do senado ficar repetindo a mesma coisa em todas as sessões.

          Depois da terceira dose de pinga, pai d’égua vira para mim e despeja suas opiniões: “Rapaz você é um velho feio, baixinho e careca, mas danado de sortudo!” Meio surpreso perguntei o motivo da depreciação da minha pessoa. Ao que ele prontamente completou seu raciocínio: “Você publicou um texto na internet mencionando sua intenção de abandonar a rede social, mas no final não passava de brincadeira”. E daí? Perguntei interrompendo! “E daí que você recebeu manifestações de carinho e consideração de um grande número de pessoas.”

        Já um pouco entontecido pelo álcool, me levantei da cadeira com um pouco de dificuldade e no caminho de casa fiquei meditando sobre as considerações do amigo pinguço, realmente sou um cara de sorte e com motivos de sobra para agradecer a Deus!

sábado, 11 de junho de 2016

Dia dos Namorados

Poesia publicada no livro do Autor de Poemas e Mensagens
http://www.bookess.com/read/26400-poemas-mensagens/



Só quem já amou sabe o que significa namorar
Fazer coisas sem se preocupar
Viver como se o amanhã não fosse chegar
Abraçar, beijar e amar...

Quem já viveu esta experiência na infância
Lembra com saudade
Do tempo em que pegar na mão
Satisfazia a magia da paixão

Se houvesse um beijo roubado
Satisfeito, sonhava acordado.
Se o beijo fosse permitido
Estava fisgado o marido.

Seja na infância ou adolescência
Não importa a idade
Quem viveu esta experiência
Teve felicidade

Felicidade que não pode deixar morrer
As sensações do prazer
Sentidas pela simples aproximação

Do ser amado vindo em nossa direção.

John Vask

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Apenas uma Lágrima


Livro de Poemas & Mensagens de John Vask



Uma lágrima teima percorrer as marcas deixadas na pele cansada deste rosto que, mais uma vez se vê desiludido por um sentimento que tem o nome da felicidade. No começo, tudo parece primavera, a felicidade é colorida, faz bem para a pele, os olhos ficam mais brilhantes, o sorriso mais simpático e humor muito melhor.

Quando se está vivendo uma paixão, as batidas descompassadas do coração parece não acreditar que vai aguentar a pressão ora em êxtase com elevação da pressão, ora tranquilo pelo desejo satisfeito.

Os dias parecem intermináveis quando se está longe da pessoa amada, a saudade dói, dilacera o coração, a ansiedade aumenta, enfim – um turbilhão de sensações e sentimentos toma conta do nosso ser.

A simples presença da pessoa amada consegue transformar todos esses sentimentos, estar perto, mergulhar no brilho dos teus olhos, deliciar com o mel de sua boca, o calor do teu abraço.

Na magia deste momento o tempo tem outra dimensão, agora ele corre, voa, passa rápido até que novamente dois corpos, corações e mentes, são separados.



Tudo acontece tão rápido, mas existe a promessa do amanhã, a esperança de um novo encontro, os sonhos; O mundo parece conspirar a favor até que a realidade chega para te avisar que a festa acabou ou tem que acabar.

De repente, a realidade cruel se faz presente e traz à tona lembranças do mundo real, os sonhos se transformam em pesadelo, o coração agora parece não querer reagir, seus olhos antes brilhantes ficam opacos, sua pele enruga ainda mais, as cores da primavera se transformam no cinzento outono e o que lhe resta se transforma em apenas uma lágrima.